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Publicado em março de 2020

Confira as atividades do Núcleo de Promoção à Saúde do Sepaco Autogestão para as cidades de São Paulo e Mogi das Cruzes.

As atividades são gratuitas e exclusivas para os beneficiários do Sepaco Autogestão e para realizar, basta entrar em contato com o núcleo de Promoção à Saúde e informar a data e horário da atividade que deseja participar:

Tel.: (11) 2182-7662 / 7690 / 4720
Email: promocao.saude@sepaco.org.br

Para melhor aproveitar a atividade, procure chegar com cerca de 15 minutos de antecedência!

Clique no mês desejado para visualizar a programação:

Março Abril
Publicado em março de 2020
O QUE É?
Os coronavírus são uma grande família de vírus que podem causar doenças em animais e humanos. Em humanos, as infecções respiratórias causadas vão do resfriado comum a doenças mais graves. A doença causada pelo coronavírus descoberto em dezembro de 2019 foi denominada COVID-19.

Publicado em março de 2020

Para chegar a ‘melhor idade’ com saúde, é necessário manter a mente sempre ativa, ter uma boa alimentação, praticar algum tipo de atividade física, mas principalmente tomar algumas medidas preventivas que podem evitar graves acidentes.

Um dos principais perigos para os idosos são as quedas. Os fatores contribuintes para as quedas na terceira idade são vários e podem estar relacionados ao envelhecimento, diminuição da visão, fraqueza na musculatura e alteração no equilíbrio, assim como doenças que afetam o sistema motor como Parkinson, esclerose múltipla, artrose no joelho, entre outras.

Publicado em fevereiro de 2020

Precisamos manter nosso corpo sempre em movimento para termos uma vida saudável, mas é justamente na estação mais quente do ano que as pessoas procuram se exercitar mais. Isso requer alguns cuidados básicos tanto na escolha do exercício quanto na alimentação. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o ideal é dedicar pelo menos 30 minutos do dia à prática de algum exercício.

A recomendação de Samantha Martin Negrini, do Núcleo de Promoção à Saúde do Sepaco, é consultar primeiramente um médico para avaliar seu estado de saúde e saber quais atividades são indicadas para você.  Desta forma, pode haver menos riscos de causar algum dano ou lesão ao organismo e ter benefícios à saúde. Samantha ressalta que, nunca é tarde para começar, mas se estiver sedentário há muito tempo, comece devagar, de maneira gradativa, regularmente e mantendo acompanhamento de um profissional de educação física.

Publicado em fevereiro de 2020

O Carnaval é uma festa voltada para a folia, alegria, diversão e muita paquera. Os foliões esperam ansiosos por essa época do ano, mas o grande problema é que acabam abusando de bebidas alcoólicas, drogas e se esquecendo dos cuidados preventivos contra a propagação de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), também conhecidas como DST’s (Doenças Sexualmente Transmissíveis).

Entre as ISTs estão HPV, HIV, herpes genital, gonorreia, hepatite B e C e sobretudo a sífilis. De acordo com Fernanda Mendes, Enfermeira do Núcleo de Promoção à Saúde do Sepaco, é importante entender que o contato sexual desprotegido não é a única forma de contágio por infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e existem outras formas como compartilhamento de seringas, agulhas, objetos cortantes como lâminas de barbear e de mãe para filho durante a gestação e parto.

Publicado em fevereiro de 2020

Estamos na estação mais quente do ano, a combinação de calor e pancadas de chuva, contribuem com a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.  É preciso estar atento e redobrar a atenção e os cuidados para evitar possíveis criadouros do mosquito.

A forma mais eficaz de evitar a doença é a prevenção! É imprescindível tomar ações simples que podem impedir o ciclo de reprodução do Aedes Aegypti, uma vez que a fêmea coloca seus ovos apenas em acúmulos de água limpa, dando vida a novos transmissores.

Publicado em janeiro de 2020

Foto: Timolina / Freepik

A exposição ao sol sem proteção é a principal causa do envelhecimento e doenças da pele. Quando pensamos em cuidados com a pele no verão, logo associamos o uso do filtro solar como único meio de proteção, mas tão importante quanto o uso de protetor solar é a ingestão diária de alimentos capazes de nutrir e protegê-la contra os efeitos nocivos do sol.

Durante o verão, devemos ter uma alimentação bem variada composta por frutas, verduras, legumes e  carnes, buscando montar um prato “bem colorido” pois quanto mais cores presentes em uma refeição, mais ela será rica em nutrientes.

Publicado em janeiro de 2020

Foto: jcomp / Freepik

Com as altas temperaturas do verão, nosso corpo tende a aumentar a necessidade de água. Isso acontece pois nosso organismo precisa manter uma temperatura adequada e o principal mecanismo para essa regulação é a transpiração, que faz aumentar a eliminação de água e sais minerais.

Quando não bebemos água de maneira adequada, corremos o risco de ficarmos desidratados. Fique atento aos sinais:

Publicado em agosto de 2018