Pesquisar no site

Programas da Promoção à Saúde

Pregnant woman cradling unborn child

Curso de Orientação à Gestante

A gestação é um evento com mudanças de diversas ordens, uma experiência repleta de sentimentos. A gravidez leva a uma readaptação dos mecanismos corporais, assim como a uma readaptação psicológica. Além disso, desde a vida intrauterina, é muito importante que o relacionamento entre os pais e bebês seja construído e desenvolvido com muito amor.

A Promoção à Saúde dispõe de uma proposta de trabalho, com equipe multidisciplinar, que reúne palestras e atividades para as gestantes.

Perfil Saúde

A realização do perfil ocorre com a aplicação de um questionário de qualidade de vida, mensuração de glicemia, verificação de pressão arterial, peso, altura, IMC e circunferência abdominal.

Por meio dos dados coletados, a Promoção À Saúde do Sepaco elabora um relatório com o panorama da situação dos colaboradores. 
Na sequência, agenda uma reunião para propor ações de melhoria e/ou prevenção, baseadas na compilação dos resultados.

SIPAT

A  equipe de Promoção à Saúde participa das Sipats (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho) nas empresas dos setores de Papel, Celulose, Pasta de Madeira, Papelão Ondulado, Artefatos de papel e papelão e cortiça, sempre que requisitado. Nos eventos, os profissionais do ramo da saúde apresentam palestras de forma dinâmica e didática.

Além disso, são desenvolvidos temas de acordo com a programação de cada campanha. Dentre as ações já trabalhadas estão DST/Aids, tabagismo, alcoolismo, diabetes, obesidade, qualidade de vida e estresse.

Reeducação Alimentar

A meta do programa é a apropriação, pelo usuário com hábito alimentar inadequado, do seu próprio corpo, do autocuidado, do resgate da sua autoestima e do controle das doenças.

O Sepaco Autogestão, por meio de sua área de  Promoção à Saúde, realiza aos colaboradores dos setores de Papel, Celulose, Pasta de Madeira, Papelão Ondulado, Artefatos de papel e papelão e cortiça  um trabalho em grupo a cada quinze dias.

Nestes encontros, são repassadas, de forma motivacional, informações e orientações quanto às práticas alimentares atuais dos trabalhadores e possíveis mudanças de hábito. O programa reúne um total são 6 encontros, com duração média de 50 minutos cada.

Combate ao Tabagismo

O tabagismo é uma pandemia responsável pela segunda causa principal de morte no mundo, sendo fator de risco para mais de 50 doenças relacionadas ao tabaco.

É necessário entender que a dependência à nicotina é uma doença crônica e que a recaída faz parte do processo.
Muitos fumantes tentam parar cerca de sete vezes até obterem o resultado desejado.

Por isso, a equipe de Promoção à Saúde promove aos trabalhadores, um trabalho de terapia grupal, sob orientação de psicólogos. Estes encontros duram quatro meses e são realizados a cada quinzena, por cerca de 50 minutos cada.

Combate ao Sedentarismo

O sedentarismo é um dos fatores de risco intimamente relacionado com o aparecimento de doenças como hipertensão, respiratória crônica e distúrbio cardíaco. Pesquisas mostram que o risco de um indivíduo ter uma doença cardiovascular aumenta uma vez e meia naqueles que não têm uma vida ativa.

A equipe de Promoção à Saúde estimula a prática de esportes, como caminhadas e corridas, realizadas em grupos, sob orientação de educadores físicos.